terça-feira, 15 de agosto de 2017

DRAGÃO OU WYVERN ?

DRAGÃO OU WYVERN ?

Por: André Schiffer 😸


Um assunto delicado entre amadores dessas feras que chamamos de "Dragões", porém o que muitos ignoram ou desconhecem são as várias subespécies draconianas que existem nos mundos mágicos e fantásticos de RPG, então vamos lá !

Os dragões originalmente eram seres representados na Europa antiga, como criaturas reptilianas cuspidoras de fogo, aladas e portadores de quatro patas, tendo suas asas desta forma separadas de seu corpo, presentes em suas costas ou ombros, porém não podemos simplesmente fechar os olhos e não validar toda essa família de lagartos voadores.

Conhecido como Wyvern, nome derivado da palavra francesa "wivre", com o significado de "víbora". Estes são uma outra especie, primos dos dragões por assim dizer, porém possuindo alguns aspectos diferentes, onde se encontram apenas dois membros em seu corpo, e seus braços (teoricamente) fazem parte de suas asas, fazendo com que esta criatura tenha uma postura e até mesmo anatomia parecida com a de um morcego. Outro fator do qual um Wyvern se diferencia dos Dragões, são o seu intelecto, normalmente estes são representados de uma maneira mais selvagem, agindo apenas por instinto, assim como um leão, tigre etc., porém os Dragões são representados como seres de gigante intelecto, conhecendo várias línguas, conhecimentos ancestrais etc., ressaltando que estas criaturas também são incapazes de cuspir fogo como os dragões, são raras fontes onde apresentam estes realizando tal ato.


PROBLEMAS DE INTERPRETAÇÃO EM GAMES E FILMES


Muitas pessoas acabam perdendo o rumo deste assunto quando assistem alguns filmes como por exemplo, "O Hobbit", onde Smaug é citado como Dragão, porém possui características de um Wyvern em relação a quantidade de patas, porém o mesmo é capaz de se comunicar, mostrando assim um nível alto de intelecto do qual lhe diferencia de outas criaturas selvagens, e também a capacidade cuspir fogo, da qual dificilmente Wyverns possuem.  De fato é impossível não ficar com uma pulga atras da orelha, é mais fácil acreditar que seja alguma regra ou lei do mundo do autor.


Outro local onde também  Wyverns são citados como dragões é no game "The Elder Scrolls V: Skyrim". Para quem não conhece este jogo, basicamente, você é um escolhido, portador de um poder ancestral, onde o foco é vencer a tirania dos dragões. Como vocês podem perceber o jogo roda em torno de dragões praticamente o tempo todo, porém estes, são representados da mesma forma de Smaug, características físicas de Wyvern, porém com intelecto à cima do selvagem, cuspidores de fogo e até mesmo invocadores de magias.


CONCLUSÃO
Podemos dizer que a definição de "Dragão" pode variar muito entre autores, mestres e até mesmo em mitologias, na minha humilde opinião, os Wyverns são seres que dividem uma genética antiga com os dragões, assim como um Leão e uma Onça possuem certas semelhanças, são FELINOS, desta forma ambos seriam seres da mesma família, sendo que o Dragão em si, seria a forma mais perfeita desta, assim como o humano é mais avançado intelectualmente que o chimpanzé. Um fator que não pode ser descartado, é o fato de dragões cuspirem fogo, enquanto os Wyverns normalmente apenas possuem veneno em suas presas.
Apesar tudo não precisamos ser pessoas chatas, que brigamos por motivos banais como este, acredito que cada autor, seja de livros, sistemas de RPG, jogos, tem o total direito de aderir Wyvens como se fossem de fato dragões, afinal oque conta é a criatividade e a diversão do publico alvo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário